top of page

A Parte da Fortuna, o mais importante lote da Astrologia

  • Foto do escritor: Patrícia Helena Dorileo
    Patrícia Helena Dorileo
  • 4 de mar.
  • 2 min de leitura

Você conta com a sua sorte?


Entenda que ela não está intrínseca ao trabalho duro e esforços.


Na Astrologia, existem centenas dos chamados Lotes Árabes, ou Partes Arábicas, que apesar do nome, estão mais firmadas na astrologia helenística. Chamavam à época de >pars<, ou seja, parte, porção. Como dito, existem centenas delas, são todas encontradas através de cálculos específicos e cada uma trata de assuntos particulares e seus desígnios. A mais importante, reluzente e fundamental, decerto é a Parte da Fortuna - dela, desenrolam-se muitos lotes.


A Fortuna é a grande Sorte. Aquela que lhe perguntei se você conta com ela. Se sabe onde encontrá-la, do que é constituída, para onde lhe leva. É uma parte lunar, tendo a ver com o corpo, com o mundo manifestado, a alma, sua força e as forças ocultas. Um ponto do mapa onde se identifica riqueza e pobreza, o peso das coisas adquiridas/conquistadas, lucros e o que traz substância à vida. Não bastasse, a Fortuna é onde mora a admiração, boa reputação, reconhecimento e honrarias que serão ofertadas em vida a ti e sua natureza. Por ser lunar, conserva o aspecto receptivo. Ali denota-se o que a gente recebe - e há de aceitar: é o fatídico. O que lhe atravessa.


imagem: Pinterest
imagem: Pinterest

Por ser formada pelos três pontos do mapa que tratam do indivíduo-corpo-e-mente, isto é, Sol-Lua-Ascendente, é um símbolo bastante pessoal e íntimo.


“É consagrada com o lote da fortuna, à qual se junta o título de Feliz. De certo, assim, nossa língua segue a riqueza grega e do nome verte o nome. Júpiter nela habita: crê, por quem a rege, que é digna de reverência” - Manílio atestou.


Casa, signo, planeta regente, planetas aspectados, tudo isso contribui para compreender o que essa Parte tão estruturante, e componente de Destino, reserva. Por ser o princípio da prosperidade que auxilia a contar a história, há séculos há uma prática em tomar a Fortuna como um segundo Ascendente.


Por tudo isso, sempre ecoa na minha mente, nos estudos e nas consultas, a voz de uma professora que disse em aula em nítido tom: a gente nunca maldiz a Fortuna.


Das condições mais faustas às mais difíceis, é ela que contém nossa grande Sorte. Um ouro valioso a ser bem recebido.


___

Patrícia Helena Dorileo - astróloga, reikiana e jornalista.

Comments


bottom of page