Virgem, aquela que separa o joio do trigo
- Patrícia Helena Dorileo
- 5 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de ago. de 2023
Nas imagens astrológicas, o signo de Virgem é representado por uma mulher que possui asas de anjo e segura na mão um ramo de trigo. Este cereal básico, cultivado em todo o mundo, cuja farinha é utilizada das mais diversas e inteligentes maneiras que colaboram para a sobrevivência humana e animal. O cultivo exige delicadeza, pois facilmente se mistura ao joio, erva-daninha. Separá-lo exige olhar atento e cortesia no trato. A mulher-anja, a virgem, possui inteligência superior aliada à pureza dos sentidos. É ela quem separa o joio do trigo e o transforma em tantas possibilidades.

Ilustração: Kate Stomber
Virgem é signo regido pelo próprio Mercúrio. Enquanto Gêmeos adquiriu informações e conhecimento, levando-os para toda parte, Virgem categoriza, cataloga, analisa tudo, e aprofunda o que há de ser aprofundado. Em Virgem, aliás, Mercúrio está duplamente dignificado, pois está domiciliado e exaltado, fazendo essas ideias e saberes fecundarem. Mutável, revira a terra para ver o que será extraído daquela lavoura, e o que há de ser feito para novos plantios e semeaduras acontecerem. É esta qualidade que lhe dá o talento do aprimoramento inigualável virginiano - há sempre o que mudar, adaptar, refinar.
Virgem é signo de terra, conferindo-lhe o temperamento melancólico. Enquanto Touro é mais extrativista e coleta da natureza o que lhe é indispensável, para Virgem o substancial é maleabilizar a natureza para que siga sobrevivendo ao longo de todo o tempo e estações, assim, agora domina-a. Por isso sabe como fazer aquela separação antes citada e como elevar o trigo à farinha, pão ou ração. Para, pensa, observa, e depois mobiliza.
Relaciona-se ao intestino, órgão fundamental que seleciona o que fica e o que sai do nosso corpo, purificando-o. É de uma argúcia tremenda, pois reconhece as faltas e os excessos. Esforça-se para manter nosso templo o mais equilibrado possível.
Só é capaz de separar o imprescindível do prejudicial, categorizar e organizar, visualizar o que é mais fundante e imprescindível, aquele que possui conhecimento anterior e se dedica humildemente à minuciosa missão de dar o devido tratamento. A realidade incomoda Virgem, tornando a insatisfação, motor para o aperfeiçoamento e iludindo-o com o desejo da perfeição.
Em tempos de Sol em Virgem, por volta de 21/08 a 21/09, convoca-se nossa habilidade do aprimoramento, a partir de uma inteligente consciência das alternância que precisam ser operadas - são momentos de transição, então, desvincule-se do frustrante perfeccionismo.
Desatenção, indolência, desinteresse são como pecados nestes territórios, de imenso intelecto pragmático, cirúrgico, astuto e atento. A mulher-anja, com o presente das asas, aprendeu em suas viagens ao reino dos deuses e das estrelas que a magistralidade é sua mais bela virtude.
___ Patrícia Helena Dorileo - astróloga, reikiana e jornalista
Comentários