Gêmeos, o duplo-danado
- Patrícia Helena Dorileo
- 5 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de ago. de 2023
“Com asas nos pés, voas pelo espaço, cantando toda a Música, em todas as línguas...
Nós te honramos, Hermes, ajuda-nos em nosso trabalho!
Dá-nos um falar eloquente, e um vigor jovial.
Supre nossas necessidades, concede-nos clara memória.
Dá-nos a boa sorte, e encerra nossas vidas em paz.”
Este é um trecho do hino órfico de Hermes, aquele que governa os ares geminianos, agraciando-o sobretudo com suas asas de liberdade que o leva para onde quiser. Gêmeos provavelmente é o mais maleável dos signos mutáveis, afinal, também está dentre os de Ar. Hermes, ou Mercúrio, como preferir, não se apega a nenhuma realidade. Livra-se das amarras, das fronteiras.
É incapaz de aquietar-se sabendo da imensidão do espaço que tem para desbravar, na mesma medida em que se habilita para inventar qualquer coisa que der na telha. Veste-se do que bem desejar – e se não tiver o que deseja, fabula e concebe. A capacidade imaginativa nestes terrenos é de fato fabulosa.

Ilustração: Kate Stomber
Tudo é uma diversão, tudo entusiasma, tudo é passível de adulteração ou de criação. O novo é muito atraente, e viver experiências ainda mais. Sendo governado pelo deus das conexões, as experiências se concentram no aprendizado, no desbravamento do conhecimento, desenvolvimento do pensamento, aquisição de ideias, na bisbilhotice. Mercúrio dá regência a Gêmeos e a Virgem, mas aqui, no ar, que ele tem a expressão diurna, detendo-se a uma postura jovial e energia quase caótica, motivada pela curiosidade.
A dualidade representada pelo símbolo dos irmãos gêmeos se divide em mais muitas parcelas, feito mitose. Quanto mais células de interesse, melhor. Quando falamos de um geminiano de Sol (aqueles nascidos entre 20/05 e 19/06, em geral), falamos de uma multiplicidade dominante, na diversidade de Eus que habitam um indivíduo, o que torna a versatilidade nos momentos de iluminar transições razoavelmente fácil. Nas ideias, na construção de pensamento através de tudo o que rodeia a comunicação, é que Gêmeos se identifica. Por isso mesmo, está constantemente se re-identificando, porque quer testar o que se é, também.
O encantamento é próprio das primeiras idades de vida, aquelas em que descobrimos o mundo, nas quais tudo é uma pequena-grande novidade. A dádiva de Gêmeos é saber preservar a brincadeira do viver.
___ Patrícia Helena Dorileo - astróloga, reikiana e jornalista.
Comentários