top of page

Touro, o remanso - mas nem sempre

  • Foto do escritor: Patrícia Helena Dorileo
    Patrícia Helena Dorileo
  • 5 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de ago. de 2023

Já tivemos pressa, agora, andamos devagar. Afinal, o Touro conquistou algo em Áries, seu trabalho neste momento é de fato possui-lo. Como quem agarra seu objeto de desejo e não larga sob hipótese alguma. Dizem que isso é coisa de gente apegada ou possessiva. Signos não são pessoas, mas em Touro entende-se que essa é sua garantia.

ree

Ilustração: Kate Stomber


Antes disso tudo, descansa num pasto aberto sob o céu estrelado para contemplar tudo pelo que passou, todas as sensações e vibrações, como se os sentimentos fossem palpáveis. Trabalhou muito, se dá o direito de se prolongar pelo tempo e espaço. A pausa é inegociável, e até a indolência tem seu valor. Claro, é terra fixa. Vem daí a exaltação que confere à Lua, o luminar noturno, que tudo percebe e absorve.


Touro é regido pela Vênus. Essa regência da Lua e Vênus também trata da natureza fértil, fecunda, abundante deste signo: algo vai brotar, vingar e prosperar em terrenos taurinos. O quê? Há de se compreender quem, qual planeta, está passando por ali. Além, há o feminino que sobrepõe, os prazeres como dever, a subjetividade materializada. Após fartar-se nas pequenas celebrações, trabalha pela manutenção. Estabiliza o iniciado. Realiza, concretiza, insiste, preserva, teima. Não para enquanto não alcança. Sem pressa, é lento, calcula os passos necessários, confere o terreno, sem qualquer imprudência - ritmo que tantas vezes também o coloca em desmedida morosidade e desânimo, já que a melancolia é seu tempero.


E, não, a imagem do touro agressivo e cruel é um desvio. Ele não é considerado um animal de luta, foi transformado nisso por questões que aqui não cabem. Mas, ele é bicho cuja defesa é evitar o conflito; reage com fúria cega em duas situações emblemáticas e pontuais: defender sua prole ou quando é encurralado. Aí, é impetuoso e imoderado.


Touro é signo sensorial, da Vênus, preza pelo regalo. Desde pisar na grama ou apreciar a flor brotando, o cheiro de café passado ou o sabor do pão fresquinho, até um toque macio da roupa de cama, o toque da pele de quem se deseja, cantarola a alegria e a tristeza. Após Áries, ganhamos corpo, robustez, fortalecemos a estrutura. Somos capazes de explorá-lo o quanto desejarmos, o que aciona os sentidos e faz sentir-se vivo.


Quando o Sol está em Touro, geralmente entre 20/04 e 19/05, o cosmos nos lembra que o bom da vida, mesmo, é o desfrute.


O tauriníssimo e genial Salvador Dalí bem disse certa vez: “Todas as manhãs eu experimento uma delicada alegria – a alegria de ser Salvador Dalí – e me pergunto, em êxtase, que coisas maravilhosas esse Salvador Dalí vai realizar hoje?”. Se tem algo que Touro faz melhor do que ninguém é sentir-se vivo com o que a vida oferece, inclusive se a oferta é simplesmente desfrutar da existência.


___

Patrícia Helena Dorileo - astróloga, reikiana e jornalista.

Komentáře


bottom of page