top of page

O nome dela é Gal, a gêmea imortal

  • Foto do escritor: Patrícia Helena Dorileo
    Patrícia Helena Dorileo
  • 4 de mar.
  • 2 min de leitura

ree

Não me esqueço da primeira vez que ouvi a voz de Gal Costa. Era criança, mexia nos CDs dos meus pais, quando coloquei Profana para tocar e fiquei: 😳. Indignada com algo que nem entendia direito o quê, só sabia que era grandioso.


Ela, de Ascendente em Câncer, tímida e doce, conquistou-me cantando sobre a luz prateada do luar que molha e sela o amor. Gal enluarada nos Gêmeos, ares de tanta liberdade e múltiplas verdades construídas em sua intimidade, pois os luminares formam um perfeito trígono que enreda conexões que a eleva aos lugares mais especiais e dignos de sua luminosidade. A Lua em Gêmeos orienta também o Meio do Céu, carregava a Vênus desde antes de renascer. A arte, a beleza, o encantamento, a volúpia, os lábios vermelhos, as unhas de tigresa, sendo amor da cabeça aos pés. Foi o imediato último contato da deusa prateada antes de chegar ao mundo como Maria da Graça, confirmando o que ela afirmou: “faço bem às pessoas por meio da música. É minha missão”.


É óbvio que o estrondo, o sucesso, a força e a singularidade eram prometidos, o mapa diz por diversos meios. O mais arrepiante é Regulus junto ao regente do Meio-Céu, ângulo que informa sobre a ascensão, relevância e conquistas. MC em Touro, Vênus na Virgem com a coroa mais brilhante da mpb. Que imensos e generosos feitos deixou. É Vênus também os grandes encontros como Caetano e João Gilberto, a quem ela atribuiu “forte influência e impulso na decisão” de tornar seu canto passarinhesco, o seu recurso, resgate e ancoramento. É ainda os Doces Bárbaros, sua irmandade espiritual.


Mapa Astral de Gal Costa
Mapa Astral de Gal Costa

Em breve completa-se um ano de sua partida. Mas, hoje, 26/09, completam-se 78 que nasceu. Encarnou trazendo consigo Pollux, o gêmeo de Castor. A estrela do herói imortal da constelação do Cão Menor, crava o senhor do Tempo. Saturno exilado a enchia de medo do tic-tac, como disse em entrevistas, porque gostava demais da vida. Pollux, estrela marcial, de gente que escolhe o que fazer da vida e suas posições, a dos artistas atormentados que se expressam com o coração, dos bravos e audaciosos, e dos imortais. A Fortuna Escorpião se aplica às águas cancerianas: atestado de quem para sempre ecoará em honrosa memória e nos traz sorte.


___

Patrícia Helena Dorileo - astróloga, reikiana e jornalista.

Comments


bottom of page