top of page

MTV Brasil, a emissora-águia da estrela-fixa Altair

  • Foto do escritor: Patrícia Helena Dorileo
    Patrícia Helena Dorileo
  • 4 de mar.
  • 2 min de leitura
ree

Tudo no mundo nasce. Inclusive a MTV Brasil, parida ao meio-dia de 20/10/1990 em SP, e exatos 20 anos depois, teve seu sinal desligado numa caótica festa de despedida transmitida por dez horas ininterruptas. Mas antes de morrer, ela nasceu e causou um rebuliço experimental na comunicação brasileira, bastante conservadora até então. Veio ao mundo para trazer a mensagem da ousadia. Ascendia Aquário, um signo humano que dá importância às conexões e sociabilidade, bem como ao dinamismo e diálogo. A 2º do Aguadeiro, ou seja, bem próximo do Ascendente, encontramos a principal estrela da constelação da Águia, Altair. Nos mitos, ela carrega o fogo divino da inspiração que transforma assumindo riscos em nome dessa transformação determinada. A águia não para o voo, está em constante ação, e possui visão de longo alcance, atributos que lhe possibilitam o momento certo de agir com rapidez e sagacidade. Tudo o que a MTV se propôs a ser mesmo sem saber direito como no início (o grau inicial do ascendente é simbólico): irreverente, esquisita aos olhos de muita gente, meio genial, meio truqueira. Parece-me que está dentro destes elementos todo o ideal textual, imagético, cômico, propositivo que começou com muita música (ó Vênus em Libra!), foi embrenhando pelos temas sociais, passando pelo humor do absurdo (Hermes e Renato, por ex, copiados até hoje).


Mapa Astral da estreia da MTV Brasil
Mapa Astral da estreia da MTV Brasil

Há uma série de notáveis testemunhos que garantiriam o triunfo da MTV:


O regente do ASC é Saturno e está fortíssimo: domiciliado e jubilado. Firma o carimbo da longevidade. Mesmo tanto tempo após o fim, nunca se deixou de falar sobre ela.


Lógico que seria popular, a Lua está altíssima. Mas, o astro mais alto mesmo é o Sol, colado ao Meio Céu e à Spica, que falei dois posts atrás.


O patrono da comunicação faz trígono perfeito com a Fortuna, que está com outra estrela honrosa, Deneb Algedi, conferindo inteligência, criatividade, originalidade. Fora sua oferta a Mercúrio e veja no que deu.


Tantos vestígios levavam a essa história emblemática de uma mera emissora de televisão. Mas, quem marcaria o atrevimento, que reorganizaria o óbvio posto, sempre fora ela, Altair. Como ela sobrevoou sua vida nos nostálgicos tempos?

___

Patrícia Helena Dorileo - astróloga, reikiana e jornalista.

Comments


bottom of page