O fenômeno de Marte Cazimi, em 18/11/2023
- Patrícia Helena Dorileo

- 17 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
Na madrugada deste sábado dia 18/11/2023, pontualmente às 02h42, Marte se funde no coração do Sol, no signo de Escorpião. Cazimi. Um alinhamento perfeito, por latitude e longitude, quase como uma lua nova deste planeta. Inicia-se um ciclo de dois anos nos quais os assuntos marciais se renovam. Agora, com muito mais ímpeto, devoção e coragem. Neste evento, raro e especial, ele está no seu melhor domicílio e em seita, condições celestes que dignificam e muito o planeta. Sendo assim, quando Marte encontra o fogo solar, a lâmina de sua espada é forjada. O astro-Rei oferece um trono dentro de seu palácio, concede os poderes do reino ao guerreiro, que recebe as mais gloriosas armaduras, armas, amuletos e reverências.
Estes são os astros mais coléricos dos céus, quentes e secos, denotam que raiva e intempestividade podem se incitar. Marte, apesar das benesses concedidas, ainda é o pequeno maléfico e pode se tornar indomável. O direcionamento delas é o segredo: o que elas são capazes de fazer por nós? Implodir e destruir tudo, ou defender e lutar pelo que se acredita. Há belicosidade, é verdade, mas Marte é a grande força mobilizadora e materializadora dos céus. Por isso, estaremos dispostos por refinamento e inteligência estratégica, precisão, atenção, ousadia na medida e a bravura indômita.
A Lua está em Capricórnio fazendo sêxtil a Sol-Marte, que por sua vez se alinham à estrela Agena, o pé do Centauro curador, localizada na constelação de Centaurus. Ela que eleva o moral, favorece a honra e faz sucesso com o público, alcança tudo isso através da habilidade com as palavras (escritas ou na oralidade) e da formidável atividade mental. Uma configuração que aguça a astúcia e relembra a força. Faça suas preces, cante seus mantras, convoque seus guias em voz alta, escreva as aflições num papel e taca-lhe fogo, descreva os labirintos intelectivos e psíquicos que lhe atravessam e faça-os rodar a cidade, aniquile os vícios, vigie os inimigos, vença os medos, fortaleça a carapaça que guarda teu espírito, ligue suas antenas sensitivas.
O cazimi oferta, sobretudo, a purificação. Ou seja, todas essas imensas qualidades passam por uma assepsia fazendo-nos acessar o que nos move no mundo, instiga a determinação e a força aguerrida. Por vezes é imprescindível ser radical.
“Marte afasta a covardia da mente”, disse o professor João Acuio certa vez em aula e nunca mais esqueci. Independentemente de onde esteja seu Marte natal, agora é o momento de afastar a covardia da mente, do coração, dos poros, dos arredores. E assumir a capacidade de comando que trará vitórias e triunfos.

Os conceitos: sob os raios; combustão; cazimi
A relação dos planetas com o Sol oferece diversas situações dramáticas que precisam ser consideradas no momento de analisarmos o céu. Isso porque a localização em relação ao astro-rei torna-os mais fortes ou mais fracos, a depender. "Essas relações eram originalmente baseadas na visibilidade: ou seja, um planeta que se eleva muito perto do Sol não é visível porque os raios do Sol são muito fortes: tal planeta é considerado danificado porque é 'queimado' pelo Sol" - Benjamin Dykes.
Portanto, consideramos dois pontos básicos e indispensáveis: a proximidade do planeta com o Sol e se ele nasce antes ou se põe depois do Sol.
Quando um planeta fica sob os raios do Sol, isto é, a 7,5º a 15º [antes ou depois] de distância do Sol. Ele perde força, é como se estivesse aprisionado de exercer suas funções. Outra debilidade nesta relação é quando um errante está entre 16' a 7,5º [antes ou depois] do Sol, a combustão. De acordo com Ibn Ezra, "um planeta combusto é como uma pessoa agonizante". Suas forças são queimadas, está absolutamente exposto à cólera solar, embora há alguns planetas que suportem melhor a combustão. Particularmente, considero que existam essas situações apenas quando os envolvidos estão no mesmo signo.
Cazimi é uma palavra árabe que significa "no coração do Sol". Astrologicamente, é quando um planeta está a 17 minutos de distância do Sol. Essa é uma condição extremamente benéfica para o errante em que estão, que recebe louros e virtudes do Astro-Rei. Mesmo dentro da tradição astrológica, há singelas divergências na afirmação de quando há ou não há um cazimi acontecendo - a maioria dos autores considera que basta os astros estarem em consonante longitude; para outros, como Guido Bonatti, é necessário estarem também sob a mesma latitude.
"Agora, há uma chance, praticamente um milagre, oferecido a qualquer um dos errantes, independente da sua condição ou status celeste. A temperatura pode até aumentar, mas o calor solar já não é mais capaz de arruiná-lo. Equivale encontrar paz na tormenta, habitar o olho do furacão, ser recebido no coração da vida. Esse milagre chama-se Cazimi. Em árabe, 'coração' é galb, mas em urdu, é ka samin, sendo samin 'válvula' e ka 'feito de'. Ka Simi = feito de válvula. Urdu tem alfabeto árabe, mas dizer que algo está no coração do Sol é herança da Astrologia Helenística", João Acuio.
___
Patrícia Helena Dorileo - astróloga, reikiana e jornalista.




Comentários