Mercúrio no exílio de Sagitário
- Patrícia Helena Dorileo
- 4 de mar.
- 2 min de leitura
Mercúrio saiu da penumbra e dos labirintos onde se meteu nas últimas semanas, e vai em busca de expandir aquilo que investigou até aqui. Agora, o trabalho é levar o conhecimento para o mundo e para um novo patamar de alcance. O planeta das comunicações e do intelecto entrou em Sagitário, seu exílio. Está em desafio.

O desafio é codificar o que aprende, pensa e diz. Há demasiada preocupação com a maneira de agir da mente, mais do que com os fatos. Quer ampliar a forma, extrapolar os limites que já existem. Não é ilógico, pelo contrário. O que ocorre é que ele não admite perder tempo com assuntos triviais, bobagens poucas, assuntos cotidianos. Quer elevar as questões. Filosofa, propõe perspectivas, deixa até a conversa meio desconfortável tamanha a robustez. Exagera, perde os limites.
Mercúrio em Sagitário é a própria manifestação professoral: uma autoridade intelectual. Estudante incansável, domina o assunto pelo qual se dispõe, e precisa levar o próprio conhecimento para todos os lugares e para todas as pessoas. Sabe de quase tudo, e quando decide que quer saber muito de algo, sabe pra valer. Ele quer o diploma, a especialização, os títulos, conhecer os povos e os países, é sempre fora e no desafio que amadurecemos a mente. É o mestre, guru, mentor. Até, o famoso palestrinha.
O ângulo mais animador desse comportamento todo é que se comunica de maneira alegre e sincera - por vezes, sincera demais, sabe como é? Fala o que pensa, o impulso de fogo que tem opinião sobre tudo e pouco filtro nos modos. É seu jeitinho de ser: quando viu, oops!, escapou. Tanta sabedoria pode levá-lo à arrogância, porque suas verdades são únicas e incontestáveis. Se for sábio de verdade, esse Mercúrio é um grande e humilde professor, que encanta os outros com o seu deleite por aquilo que o liberta: o conhecimento.
___
Patrícia Helena Dorileo - astróloga, reikiana e jornalista.
Comments