Mercúrio enamorado em Libra
- Patrícia Helena Dorileo
- 4 de mar.
- 2 min de leitura
Mercúrio sai dos domínios virginianos onde encontra palmas em exaltação. Tranca a porta de casa para assumir cadeiras de conciliação e ir cantar bossa nova.
Claro, Mercúrio em Libra é a própria. Mensagem munida de tons equilibrados, busca o acordo com elegância. Tipo na hoje problematizável Minha Namorada: “E se mais do que minha namorada / Você quer ser minha amada / Minha amada, mais amada pra valer // Você tem que vir comigo em meu caminho / E talvez o meu caminho seja triste pra você”. Proposta, sensualidade e pacto.
O marco inicial do movimento cuja pretensão era renovar o samba no RJ é a antológica Chega de Saudade, que com certeza você deve ter cantarolado agora. Composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, este libriano de sol e ascendente, “Poeta e diplomata / O branco mais preto do Brasil / Na linha direta de Xangô”. Música de amor, ritmada, compassada, cantada em voz suave. Lançada por João Gilberto, violonista de outra galáxia. Abriram um mundo de acordes não convencionais e harmoniosos.
Lembro quando novinha aprendendo a tocar violão, arrisquei na bossa nova. Um suplício executá-los e manter a cadência. Tive uma adolescência bem Mercúrio Libra, nunca investiguei nem vou para saber o que rolava em termos astrológicos. Sei que era louca pela bossa nova e seus artistas. Acho que é porque, como numa homenagem feita a Vinícius em algum momento da história, disseram que essa música vinha de um “encontro consigo mesmo, com o outro, com a sua cidade. Das palavras com a música, da poesia com a canção, poesia de aliança com a vida e canção de aliança com a multidão”.
Abraçado pela Vênus, Mercúrio em Libra cria laços num comunicar solfejado. O encontro é fundamental tal qual amor e arte. Por isso parece que falamos de Vênus, mas é de Mercúrio. Assim, a palavra move o corpo, é afeto e incentiva “vai meu coração, ouve a razão”, já que a balança é seu instrumento.

Boêmio, senta no boteco para resolver os problemas do mundo. Molha a palavra para medir o ponto de vista. Divide os pensamentos após escutar o de todos. “Porque ele tem razão demais quando se queixa, então a gente deixa... Diz que sim pra não dizer talvez”. Encerra a noite recitando poesia.
___
Patrícia Helena Dorileo - astróloga, reikiana e jornalista.
Comentários