top of page

Mercúrio em Gêmeos

  • Foto do escritor: Patrícia Helena Dorileo
    Patrícia Helena Dorileo
  • 4 de mar.
  • 2 min de leitura

ree

Mercúrio em Gêmeos tem a imagem das crianças. E é, sobretudo, Chico Buarque. Claro, ele detém o terceiro signo, é a personificação geminiana, uma carta impressionante condensada nele. Claro também que ele é um privilegiado, cuja Lua se enrosca às palavras. Mas tendo o domínio que tem das letras, Mercúrio em Gêmeos é Chico Buarque.



Construção esses tempos aí foi eleita a melhor música brasileira de todos os tempos. Quem mais escreveria Construção? Quem mais seria capaz de narrar uma história como a de Geni em 5 minutos de canção? Que homem é sensível a ponto de ser a voz de Lily Braun? Quem outro delinearia palavras tão arrepiantes em uma só vida, seja na música ou na literatura, de tal modo que eu cometeria injustiça se percorresse elencando títulos? Lançar “escafandrista” numa música de amor?! Apenas uma alma genial.



É simples. Ao pensar em Chico Buarque, o instantâneo pensamento recai sobre a poesia, a fluência, a leveza, a sedução e a simples genialidade no uso do verbo. Poetiza, dramaturga, narra, conta, canta, humoriza, questiona, provoca, sorri, debocha, gargalha. É tudo tão fácil que emociona.



Pensa se não é uma honra vivermos um Mercúrio em Gêmeos com direito a Cazimi em breve, que é para brilhar bastante. Aquela história toda: mente que ferve, ideias brilhantes e transeuntes, possibilidades se apresentam com chances, o sopro te intelectualidade, tudo parece interessante, nenhuma monotonia. É a feira, o calçadão, a vendinha e o shopping center, a peraltice da curiosidade.



O caixeiro-viajante está em sua casa. Pense bem seus pensamentos e use bem suas palavras, afinal, ele vai estar o tempo todo em flerte com Saturno em Peixes, mas que revela o peso do comunicar honesto, correto, apurado, sutil e criativo, e realocando nossas responsabilidades perante os movimentos escolhidos que nos levam além.



Mercúrio em Gêmeos, Mercúrio-Buarque e “esse mundo é todo meu”.


___

Patrícia Helena Dorileo - astróloga, reikiana e jornalista.

Comentarios


bottom of page