top of page

Aquário, aguadeiro

  • Foto do escritor: Patrícia Helena Dorileo
    Patrícia Helena Dorileo
  • 5 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de ago. de 2023

Aquário se afasta da centralização, seja lá quem está em trânsito por ele. Isso porque é o signo que exila o Sol. Embora anseie fortalecer sua essência no indeterminismo e irreverência. E isso não é sinônimo de que, quem tem o signo do aguadeiro em relevância na carta natal seja essencialmente progressista – têm ascendente em Aquário, por exemplo, Rita Lee e Olavo de Carvalho e, bem, é nítida a diferença. Ocorre que o território aquariano se revela muito além de um ponto ou outro que recai sobre ele.


Signo de Ar, se orienta pelo pensamento e ideais. A ascensão do conhecimento intelectual é alcançada quando cada ideia que se crê ser firmada, após o processamento e adensamento dela, é levada além. Os pensamentos distribuídos, que correm pelos vales e dutos, chegando a todas as camadas da comunidade, como quem mata a sede de libertação autônoma e intelectiva. É assim que se opera em Aquário. Sua ânfora, carregada por uma figura humana, carrega conhecimento e compreensão de mundo e, sendo gregário, vai aonde há iguais para compartilharem de seus conceitos e posições.

ree

Ilustração: Kate Stomber


Sob o lema imortal “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, da Revolução Francesa, possui neste espectro o grito da revolta que exigia a derrubada de um governo opressor. É o grande revolucionário do zodíaco, disposto ao que for necessário. Governado por Saturno, sente uma responsabilidade pessoal pelo que é do mundo, coletivo, e para defender seus temas sociais inegociáveis vai à luta armada – e isso significa que a arma pode ser o confronto na palavra, ou não somente.


Ali, vislumbra a possibilidade de firmar alguma mudança do que é obsoleto, para isso não mede esforços. Sopra suas motivações nem que seja entre os muros, defende seus pontos sigilosamente, simula a realidade exterior para organizar-se nas aldeias, camufla-se com certa facilidade. É sorrateiro, e excêntrico.


Quando se propõe a promover alterações guia-se pela insubordinação, experimentação, curiosa-se pelo tecnológico, científico, futurista, artificial, mítico e antinatural. Nestes termos, agita os equivalentes, faz o levante e estabelece revoluções para a derrocada dos reis.


___

Patrícia Helena Dorileo - astróloga, reikiana e jornalista.

Comments


bottom of page